quinta-feira

Avaré implanta sistema do Mundo do Bebê em sua rede de ensino


A Secretaria Municipal de Educação da Estância Turística de Avaré, neste ano de 2012, implantou o sistema na Rede de Ensino da Educação Infantil, Mundo do Bebê Brasil Cultural, para as crianças das etapas de quatro (4) meses a um (1) ano, e de um (1) ano a dois (2) anos, atendendo as crianças da Educação Infantil e capacitando os profissionais da Educação lotados nos C.E.I.s (monitor, pajem e ADIs), além das professoras coordenadoras da educação infantil.

Durante o ano letivo, com o apoio da secretária municipal da Educação, Prof.ª Lúcia Helena Lélis Dias, da supervisora de ensino, Fátima Cristina Veiga Benini, e das coordenadoras técnicas pedagógicas, Vilma Tereza Deolim e Maria Salete da Silva Caldeira, ocorreram quatro Encontros de Assessoramento Pedagógicos: palestras e capacitações, possibilitando a orientação e a formação teórica/prática de como trabalhar o material e outros recursos que fazem parte do ensino-aprendizagem com bebês, na estimulação, visando a uma melhor qualidade de ensino. Ressalta-se que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, responsável pelo desenvolvimento pleno da criança, principalmente, e base fundamental para o início da alfabetização, formando adultos responsáveis para um futuro de cidadãos comprometidos, inseridos em uma sociedade melhor. As capacitações são necessárias para orientar as práticas diárias sobre como lidar com as crianças, desde o nascimento até a idade em que as instituições as recebem para cuidar e educar no ensino-aprendizagem, preparando-as para as etapas seguintes. Temas abordados:

 • Primeiros socorros – engasgamento, ferimentos por cortes ou traumas, quebraduras, massagem cardiorrespiratória, mobilidade, convulsões e alergias. (Lívia Telles – enfermeira e coordenadora do Projeto Alfa, da FAMEMA – Marília)
 • Postura do bebê e do professor – massagem e postura do bebê, shantala, massagem na bola, posturas corretas. (Vivian Sanches – fisioterapeuta)
 • Funções do Coordenador e um dia de rotina de berçário – da entrada à saída: o papel do coordenador. (Denise Maria Telles – diretora pedagógica da Brasil Cultural)



A Brasil Cultural também proporcionou dois encontros para a equipe da Secretaria de Educação sobre Gestão e oficinas pedagógicas para os professores coordenadores da educação infantil na cidade de Marília-SP.

Os assessoramentos foram elogiados por todos os participantes. Fechou-se, assim, o ciclo das capacitações, atingindo o objetivo da interação e integração dos profissionais, aluno e escola.

Equipe da Secretaria Municipal da Educação Infantil / EMEBs /C.E.I.s.

Supervisão: Prof.ª Fátima Cristina Veiga Benini Coordenação Técnico-Pedagógica: Prof.ª Vilma Tereza Deolim / Prof.ª Maria Salete da Silva Caldeira

0 comentários:

Postar um comentário